10/10/2020

Quedas de energia interrompem abastecimento em Quixabeira e nos demais municípios abastecidos pelo Sistema Pedras Altas/Sisal


A Embasa informa que, por causa de sucessivas interrupções no fornecimento de energia elétrica nas instalações da Estação de Tratamento de Água de Pedras Altas e em Capim Grosso, o abastecimento está interrompido desde a tarde de ontem (09/10) nos seguintes municípios:

Riachão do Jacuípe, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Gavião, São Domingos, Nova Fátima, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Valente, Capim Grosso, São José do Jacuípe, Quixabeira, Mairi, Várzea da Roça e Várzea do Poço, além das localidades de Junco e Novo Paraíso (Jacobina) e Gonçalo (Caém). 

“Além das tubulações, um sistema de abastecimento de água é composto também por estações de bombeamento com equipamentos elétricos extremamente sensíveis à variação de tensão elétrica. Quando a energia cai ou oscila, os conjuntos moto-bomba e quadros de comando são desligados automaticamente, para evitar que queimem e quebrem. Ou seja, sem energia, não tem como o bombeamento e a distribuição de água acontecerem”, explica o gerente de operação da Embasa, Vinicius Araújo. “Essa mesma variação de tensão pode não afetar as residências, não comprometendo o funcionamento de equipamentos como TV, ventilador, lâmpadas, mas afeta os equipamentos dos sistemas de abastecimento que são de grande porte e demandam energia de qualidade continuamente”, esclarece. 

A Embasa já expôs a situação à Coelba e aguarda da concessionária de energia Coelba a resolução do problema. Assim que o fornecimento de energia for restabelecido, o abastecimento de água poderá ser retomado gradativamente. 

*Assessoria de Comunicação da Embasa*

Nenhum comentário:

Postar um comentário