28/12/2021

Após chegada das chuvas, níveis das barragens de São José e Pedras Altas começam a subir

A Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia, (Cerb) divulgou na última segunda-feira 27 de dezembro, os níveis de armazenamento das barragens de São José do Jacuípe, Pedras Altas, França, Ponto Novo, Pindobaçu entre outras.

Com as chuvas que vem caindo em todo estado da Bahia e de Minas Gerais, onde nasce principalmente o Rio São Francisco, os níveis das barragens em todo o estado vem aumentando. Algumas já sangram e outras já começam a abrir suas comportas para dar vasão a grande quantidade de água. Mas o que a maioria da população de Capim Grosso e região se interessa são os níveis das barragens de Pedras Altas e São José, que integram o sistema da adutora do Sisal com cerca de 21 municípios abastecidos pela mesma.

A Barragem de Pedras Altas, que recebe as águas do Rio Itapicuru Mirim, após as últimas chuvas tem cerca de 72% de sua capacidade. O nível ainda considerado baixo porque a barragem tem sustado a adutora praticamente sozinha já que a barragem de São José, pelo baixo volume e a qualidade da água não vinha sendo utilizadA.

A barragem João Durval Carneiro, ou Barragem de São de José do Jacuípe, como é popularmente conhecida, é a terceira maior da Bahia e teve seu momento mais crítico em dezembro de 2019, quando chegou a ter apenas 3,92% de sua capacidade. Na última segunda-feira, a CERB divulgou o acúmulo de água armazenado na barragem após as últimas chuvas e o crescimento ainda é tímido, registrando apenas 7,49% de sua capacidade.

Essa demora nesse aumento se dá por conta de várias barragens que existem ao longo do Rio Jacuípe. A principal delas é a barragem do França, que passou a sangrar nas últimas semanas, mas devido à distância e as pequenas barragens ao longo do rio, acaba diminuindo esse volume.       

 

VEJA OS NÍVEIS DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DO ESTADO.

São José - 7,49%, Pedras Altas - 72,25%, França - 108,66%, Ponto Novo - 102,18%, Pindobaçu - 101,82%, Pedra do Cavalo - 72,25%, Gasparino - 78,18%, Bandeira de Melo - 117,10%, Apertado - 73,06%, Rio Colônia - 189,23%.


FR Notícias com informações CERB / Foto: Center Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário