22/02/2021

Internado, Vilas-Boas faz apelo diante de lotação de UTIs: ‘Não haverá vagas’

       Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde (Imagem: Reprodução/Instagram)

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, gravou um vídeo no quarto em que se recupera da Covid-19, no Hospital Aliança, para fazer um apelo à população sobre o possível risco de colapso nas UTIs diante do avanço da doença. A taxa de ocupação de leitos destinados para casos graves do novo coronavírus atingiu 80% em todo o estado —o maior índice registrado desde o início da pandemia.

Na gravação, divulgada nesta segunda-feira (22) pela Secretaria Estadual de Saúde, Vilas-Boas relata como tem sido sua experiência com a doença, com a qual fora diagnosticado há cerca de uma semana. Ao classificá-la como “traiçoeira”, ele chama atenção quanto às incertezas em torno de sua evolução.

“Meus amigos, tem uma semana que eu fui diagnosticado com Covid. Tenho permanecido esses dias internado, fazendo uso de oxigênio, tomando medicações. Não tem sido uma experiência fácil, essa é uma doença traiçoeira. Ninguém sabe quem vai melhorar, quem vai piorar. Ter uma garantia de uma vaga no hospital não é uma garantia de que você sobreviverá”, descreveu o secretário.

Segundo Vilas-Boas, diante do cenário dramático de disseminação do vírus, cada cidadão deve fazer a sua parte para tentar frear sua propagação, uma vez que estamos diante de um possível esgotamento nas redes pública e privada.

“Nós precisamos lutar para que a taxa de transmissão diminua. Nós precisamos evitar que as pessoas continuem se contagiando, porque não haverá vaga pra todo mundo. Os hospitais não vão dar conta. Além do sofrimento que esse sofrimento que essa doença representa para cada uma dessas pessoas, para cada uma das famílias, é uma sobrecarga jamais vista para o sistema do saúde”, continuou.

Vilas-Boas também pediu que a população leve ao conhecimento das autoridades casos de desrespeito ao toque de recolher decretado pelo governo, com restrições entre as 20h e 5h.

“Portanto, faço um apelo: lute para que não exista aglomerações em seu bairro, denuncie à polícia, denuncie à sua comunidade, combata as pessoas que estão fazendo aglomerações indevidas. Só assim nós conseguiremos conseguir sobreviver à pandemia”, alertou o secretário.

Fonte: Bahia. Ba

Assista ao vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário