18/01/2020

Estudante de Capim Grosso tira nota excelente em redação do ENEN; mãe vibra de felicidade!


O tema da redação do Enem 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Os estudantes tiveram acesso a textos de apoio como um trecho do artigo "O que é cinema", de Jean-Claude Bernardet; um trecho do texto "O filme e a representação do real", de C.F.Gutfreind. 

No total, o Inep diz que corrigiu 3.652.864 provas de redação do Enem, que aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro. Os dados não incluem as provas do Enem PPL, aplicado para pessoas privadas de liberdade. 
Em Capim Grosso, cidade de 30.662 pessoas, onde a educação precisa de muitos investimentos, como escolas climatizadas, de tempo integral, de mais estrutura física e resultados, a estudante Ana Luísa, 17 anos, que tem sua base estudantil com matricula no Colégio Edna Moreira Pinto Daltro, colégio de grande tradição na vida educacional do município, conseguiu um dos feitos mais expressivos do ENEN/2019, nota 900 na redação, alcançado praticamente o topo, diante de resultados fechados em 1000 pontos Brasil a fora. 
O feito impactou a vida da família, que a mamãe Manuela Santos Pereira, dona de um salão de beleza na Rua Pinheiros, Bairro Oliveira, do pai Dernival Jesus dos Santos, irmãos, avós, tios, primos, deixando assim um orgulho muito grande no seio de toda a família. Em contato com a nossa redação, deixou evidente o tamanho da sua felicidade, do seu orgulho de poder através da sua filha alcançar um feito dessa magnitude tendo como ponto de partida uma unidade de ensino de âmbito estadual/púlico, quando muitos imaginam que para conseguir tal feito é necessário colocar o filho em uma escola particular. 
Para descrever o tamanho dessa conquista através da prova de Redação do ENEM a palavra está com a mamãe Daniela, que conta para você leitor um pouco da história da sua vida, com foco na nova recordista em pontos do ENEM em Capim Grosso, Ana Luísa.
“Há quase 18 anos atrás quando vi minhas duas meninas pela primeira vez senti que o meu mundo tinha mudado. Senti que a vida realmente agora tinha sentido e que eu fazia parte de algo maior. Toda mãe olha para o filho e sonha. Toda mãe deseja o melhor para o filho. Todo o nosso esforço, horas trabalhadas, noites perdidas, os erros com a intenção de acerto e os acertos das nossas escolhas, tudo para levar aqueles pequenos para o caminho do progresso. 
Tenho cinco filhos saudáveis, lindos, que me dão bastante trabalho, mas me dão muitas alegrias, são eles que me fazem sentir que todas as pedras do caminho são facilmente removíveis. Hoje, a minha primogênita, a primeira de todos os meus frutos a vir ao mundo, me deu muito orgulho.
Enquanto eu estava preocupada sobre como seria o futuro dela, para onde ela iria, o curso que iria fazer na faculdade e que iria para longe de mim, ela me presenteia com uma nota excelente no ENEM, e com 900 na redação, mesmo sendo aluna de escola pública! 
Nossa vida nunca foi muito fácil, morávamos em São Paulo lugar onde todos os meus filhos nasceram, onde tive que trabalhar desde os primeiros meses deles, mas a educação sempre veio em primeiro lugar. Com alguns problemas familiares, nos mudamos para Capim Grosso e a situação financeira era complicada para manter cinco crianças em escola particular, e quanta culpa nós mães sentimos por não poder proporcionar para o filho o que nós consideramos o melhor? Mas Deus nos honra quando o trabalho e a dedicação são grandes, e Ana sempre me ensinou muito sobre perseverança.
Ana Luísa sempre foi uma filha responsável, menina muito amável, que estimulou toda a família a ir para a igreja, estudiosa, já ganhou o prêmio de melhor aluna em Capim Grosso, sempre me ajudou a cuidar dos irmãos - mesmo com tão pouca diferença de idade – e o seu passa tempo preferido é ler. Tantas vezes em meio as festas da família lá estava ela no seu cantinho com um livro na mão, mesmo diante do protesto dos familiares, inclusive eu: “vem dançar! ”; “depois você lê, aqui é lugar de festa! “, e ela calmamente respondia: “eu estou me divertindo, gente! É que eu gosto dos meus livros! ”.
Sou muito grata a Deus por ele ter me presenteado com Ana, e sou muito grata a Ana por ela mostrar para mim que o fruto do esforço é doce. Que não importa onde você esteja e quais os recursos que você tenha, quando se tem um sonho e quando nos esforçamos, os bons resultados vêm! Que a minha pequena, que hoje já é grande, com os seus 17 anos seja feliz nos passos que ela escolher daqui para frente, pois ela merece!
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi liberado nessa sexta-feira, 17 de janeiro, para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio. As notas podem ser consultadas pela Página do Participante.
Para os participantes que ainda não concluíram o Ensino Médio, os chamados treineiros, as notas serão disponibilizadas somente em março, junto com o espelho da redação.
O Enem tem convênio com 47 instituições de ensino de Portugal para aceitar estudantes brasileiros que fizeram o Enem. Em Portugal, o Enem representa a forma de seleção dos candidatos brasileiros, mas não dá o direito a bolsas de estudo. Os estudantes precisam arcar com todos os custos, inclusive nas universidades públicas portuguesas.

Texto: Arnaldo Silva, DRT 2805/BA, com colaboração de Daniela, mãe de Ana Luísa, escrevendo a sua história como mãe de uma família abençoada agora no topo das redações do ENEM em Capim Grosso, com a nota 900. #PARABÈNS A TODA A FAMÍLIA!

Um comentário:

  1. Parabéns, Nota Maravilhosa! Salvo engano no Enem 2018 teve aluno de Capim Grosso com 960.

    ResponderExcluir