29/10/2019

Festa do Licuri valoriza a inovação no setor extrativista


Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a 12ª Festa do Licuri, na Comunidade de Três Ladeiras, em Itiúba, no último final de semana.
O evento teve o lançamento da cerveja do licuri, iguarias gastronômicas, oficinas sobre desenvolvimento sustentável na caatinga e a produção do documentário sobre o protagonismo das mulheres na extração do fruto.
A festa iniciou no último sábado (26), com o debate sobre a preservação do território e a continuidade do trabalho com o licuri na “Audiência Pública Unidade de Conservação dos Licurizais e identidades geográficas’. Segundo o professor do Instituto Federal Baiano de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (IF – Sertão), Marco Aurélio, o licuri é um fruto típico da caatinga e só existe em Sergipe, Alagoas, Norte de Minas, Bahia e Pernambuco. ‘É de suma importância preservar essa cultura, principalmente para as gerações futuras, bem como garantir a cadeia produtiva do setor”, explica.

O evento exibiu o documentário “Mulheres do Licuri”, da jornalista Ilanna Barbosa, que destacou o protagonismo das licurizeiras com a extração e beneficiamento do fruto e o aumento da renda familiar de um grupo de mulheres da comunidade de Três Ladeiras. “Fiquei emocionada ao ver o documentário, pois me senti representada. O filme mostra o potencial do nosso trabalho, e é importante para mim”, ressaltou a licurizeira Patrícia Simões.
Para a jornalista Liliana Peixinho, o documentário representa uma valorização de um trabalho considerado inferior. “A partir da exibição desse documentário inovador, esse cenário mudará a opinião de várias pessoas, pois debate identidade cultural de mulheres rurais e valores de uma cadeia riquíssima que impulsiona a economia de comunidade. O produto audiovisual como este é importante pois preserva e mantém viva a preservação e a luta do trabalho da mulher extrativista’, destacou.
A festa teve continuidade no domingo com a escolha da rainha do licuri, novidade que enalteceu a beleza e a autoestima das mulheres. Para o organizador do evento Elton Simões, essa é uma festa que promove a cultura e a preservação do licuri. “Temos o compromisso de investir em cadeias produtivas prioritárias das comunidades agrícolas. São os trabalhadores rurais que produzem a maior parte dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário