
Em entrevista coletiva realizada na cidade de Jacobina, na última quinta-feira, 12, o Governador Rui Costa respondeu ao site BR324 sobre a diferença entre a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) existente em Capim Grosso e a Policlínica Regional de Saúde inaugurada em Jacobina.
“Não é um serviço que vai concorrer com a UPA que significa Unidade de Pronto Atendimento, antigamente era chamada de Emergência ou Pronto Socorro, para atender quem precisa de alguma urgência, o atendimento da Policlínica vai ser com médicos especializados, com 19 especialidades, não é para atender emergência, não funcionara 24 horas, pois o objetivo não é esse e o que nós queremos é reduzir o número de pessoas atendidas nas UPAs e Emergências de hospitais”, disse.
Segundo o Governador, esteve reunido com o Diretor do HGE (Hospital Geral do Estado), o maior hospital de emergência da Bahia e foi informado que 62% dos atendimentos de emergências são de pressão arterial alta e problemas com diabetes. “Pressão arterial alta é pra cuidar em emergência de hospital ou na UPA? Não! Cuidamos indo ao Posto de Saúde, se precisar o médico vai recomendar a consultar o cardiologista e fazer os exames do coração, para ele poder prescrever o remédio que vai tomar todos os dias”, explicou. “Infelizmente as emergências vivem cheias e o que vamos fazer com a Policlínica é reduzir muito o numero de pessoas que frequentam essas emergências e que não deveria estar lá e assim façam seus exames periodicamente”, concluiu.
Texto e Foto: BR324 /Agnaldo Santos e Herick Rios

Nenhum comentário:
Postar um comentário