24/07/2019

Quixabeira: Eleição para o Colegiado Escolar acontece nesta quinta-feira (25/07) na escola da rede estadual no município

O Colégio Estadual de Quixabeira realizará nesta quinta-feira dia 25 de julho de 2019 a eleição  de escolha dos membros do Colegiado Escolar para o biênio 2019/2021.

A assembléia aconteceu no início de julho e ficou definido  em concordança por unanimidade que a eleição seria realizada na última quinta do mês de julho a fim de contemplar a demanda das partes que compõem a comunidade escolar.

A escola abrirá excepcionalmente nessa quinta-feira (25/07) a partir das 8:30 justamente pra atender a esse segmento.

O colegiado que é um órgão importante e indispensável na garantia e promoção de uma gestão escolar autônoma, participativa e democrática.

Nesse dia democrático haverá uma mesa de votação receptora nos três turnos com mesários disponíveis ao atendimento de todos,

Professores, funcionários e alunos votarão nos turnos diferentes ao  horário de estudo. A direção, na pessoa da professora Luiza Exdra lembra que não haverá dispensa das aulas para o processo da eleição. Para participar da eleição, pais, mães e responsáveis devem se dirigir a unidade escolar que pertence a rade estadual onde seus filhos estão matriculados. A escola já têm a lista dos votantes e as urnas serão instaladas para a votação nos três turnos. A escola estará recebendo os participantes desse processo democrático pra garantir a participação de todos envolvidos e que fazem parte da comunidade escolar.
“A participação do cidadão na escola é fundamental para garantia de uma gestão escolar democrática, que vem sendo trabalhada pelo governo do estado  com a eleição para gestores da rede estadual. Portanto, a Secretaria da Educação da Bahia conclama toda a comunidade escolar para participar ativamente neste novo modo de gerenciamento das nossas unidades de ensino”, destacou a professora e diretora do Colégio Estadual do município de Quixabeira Luiza Exdra.
O colegiado escolar é um conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes e o representante da comunidade local, por meio de eleição direta e secreta envolvendo todas as pessoas da escola.
Isto significa que o colegiado pode discutir o processo e os resultados da aprendizagem obtida pelos estudantes, aconselhar ou apoiar a equipe gestora nas questões pedagógicas e administrativo-financeiras, acompanhar e avaliar as ações e projetos desenvolvidos pela escola, além de ser essencial na mobilização, principalmente, de outros estudantes e das famílias para assumir a educação como um bem familiar e social.
Quando o colegiado participa efetivamente da gestão escolar amplia-se o diálogo com a comunidade, combate-se as práticas autoritárias, cria-se variadas oportunidades de fortalecer o vínculo e integração entre a escola, a sociedade e o território, convergindo para a contextualização de um currículo escolar focado no sucesso do estudante como cidadão.


LS NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário