26/07/2019

Novo comandante da 91ª CIPM toma posse em solenidade realizada na Câmara de Vereadores

Tomou posse na manhã desta sexta-feira, 26 de Julho, na Câmara Municipal de Vereadores, o novo comandante da 91ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar – com sede em Capim Grosso, Major Antônio Fernando Teixeira da Silva, proveniente da 90ª CIPM, com sede em Riachão do Jacuípe, corporação que tem agora como comandante, a Capitã Maria Aparecida, com posse realizada na manhã de quinta-feira, 25.

Além do novo comandante, do Major Medeiros, que está deixando o comando da PM regional, com a integração de oito municípios para assumir o setor financeiro da Polícia Militar da Bahia, a solenidade de posse que teve a soldado Marta Nascimento na função de mestre de cerimônia, registrou a presença do Coronel Anselmo Bispo, comandante da região Norte, como presidente da cerimônia, Capitã Maria Aparecida, nova comandante em Riachão do Jacuípe, com registro ainda de oficiais e praças da 91ª CIPM, bem como de outras cidades da região.
Como integrantes da classe política, o evento registrou a participação de Lourivaldo Souza Filho, conhecido por Loury, prefeito da cidade de Várzea da Roça, que compôs também a solenidade de posse com a entrega de uma placa para o Major Medeiros em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao respectivo município, bem como a presença de Frank Neto, vice-prefeito de Capim Grosso; a prefeita Lydia Pinheiro, não se fez presente. Reginaldo Sampaio, prefeito de Quixabeira, Gonçalves, prefeito de Serrolândia, vereadores e secretários de Capim Grosso, dentre outras figuras da esfera política regional, imprensa e populares.
No pronunciamento do Major Medeiros, um resumo sobre as ações realizadas ao longo do período de um ano e meio à frente da corporação, composta por 83 homens, número que foi elevado com a chegada de 47 novos policiais, contribuindo em todas as esferas para a diminuição da violência em Capim Grosso, Várzea da Roça e Mairi, cidades que na informação do Major Medeiros registravam números comprometedores.
Relatório Major Medeiros: De Janeiro a Julho do ano em curso, foi registrado uma queda no índice de homicídios de 27,3%, resultado bastante comemorado por toda a corporação e mais: nesse período, foi registrado também uma queda de 18% no tocante a diminuição de tentativas de homicídios, tendo como resultado a conquista do PDP - Prêmio por Desempenho Policial - para toda a corporação. 243 pessoas presas em flagrante delito, 43 adolescentes apreendidos, 14 mandados de prisão cumpridos, 20 armas branca apreendidas, 50 armas de fogo apreendidas, 10 simulados de arma de fogo retirados de circulação, 130 ocorrências de apreensão de substâncias ilícitas: maconha, crack e cocaína, incluindo ainda 63 dias sem o registro de crime contra a vida na cidade, para um 2019 que começou registrando fatos alarmantes principalmente em Capim Grosso, para um total até aqui de 11 assassinatos, incluindo um crime de feminicidio registrado em Fevereiro, no Bairro Planaltino.
“Tenho certeza de que o trabalho terá sequência, com resultados ainda mais expressivos. O Major Teixeira tem muito mais experiência e vivência de comando do que eu e sem dúvida alguma a população não ficará desamparada”, disse o Major Medeiros acrescentando que sai com o coração apertado, mas como soldado precisa cumprir sua missão perante o comando geral da Polícia Militar da Bahia.
Quem também fez uso da palavra foi o Coronel Anselmo Bispo, comandante da região Norte. “Eu não conhecia o Major Medeiros, mas passando a conhecê-lo de perto vejo que além de um grande profissional é também um grande ser humano, bem como o Major Teixeira, amigo de longas datas e que sem dúvida alguma deixará também a sua marca como comandante da 91ª CIPM”, disse o Coronel, que se sente feliz com os resultados alcançados pelo Major Medeiros.
Quem também conversou com o REPORTERBAHIA foi o Major Teixeira. “Fico feliz pelo acolhimento da população frente ao trabalho desenvolvido pelo Major Medeiros; sei que aumenta a minha responsabilidade, mas estamos chegando com vontade de trabalhar e conquistar também o nosso espaço perante a população, a imprensa, os demais setores da sociedade”, colocou o Major, formado em Direito, dentre outras especialidades fora e dentro da Polícia Militar da Bahia.
Texto e fotos: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário