26/07/2019

Deu bode na educação de Quixabeira; secretaria Gilvanda explicação situação dentre outras queixas

Deu bode na educação de Quixabeira, cidade de 8.990 pessoas, de acordo com estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – de 2018. O fato foi registrado por volta do meio dia desta quinta-feira, 25 de Julho, em frente ao Centro Educacional Edvaldo Lopes, na sede do município.

O flagrante de um bode no porta-malas de um Veraneio de placa encoberta pela frase: HELP ME! Tomou conta das redes sociais, sites e blogs da região, com extensão para emissoras de rádio; situação que deixou a gestão do prefeito Reginaldo Sampaio, MDB, um tanto desconfortável perante a opinião pública.
Ainda sobre a foto do animal que aparece no registro feito por algum morador da cidade, é possível identificar que o animal de chifre pertence a Capriovinocultura, com registro ainda de alunos adentrando ao veículo contratado por uma empresa que presta serviço ao município de Quixabeira.
A foto bastante comentada pela população, principalmente nas redes sociais, chegou também ao conhecimento da secretaria Gilvanda, que conversou via WhatsApp com o REPORTERBAHIA. “Quando recebi essa foto hoje eu fiquei indignada, porque não é recomendação nem da gestão, nem da empresa responsável pelo transporte escolar esse tipo de situação”, respondeu Gilvanda sobre o tal bode colocado no porta malas, ou se o leitor preferir pode chamar também de bagageiro.  E disse mais a secretaria da Educação de Quixabeira, que chegou a anunciar em entrevista ao JORNAL TRANSAMÉRICA COM ARNALDO SILVA, que estaria deixando o cargo, por conta de compromissos profissionais, com o município de Várzea da Roça, mas segundo a mesma um acordo firmado entre a gestão de Várzea da Roça e o prefeito Reginaldo Sampaio, MDB, deu condição para permanece-la no cargo. “Entrei em contato com a empresa e eles vão tomar todas as providências em torno do incidente”. E disse mais: “Não aceito isso nem enquanto gestora, nem tão pouco como mãe”, colocou Gilvanda zangada com a situação.
Sobre o comportamento da oposição frente ao fato, a secretaria disse: Eles não têm o que falar da gestão, aí quando surge uma situação assim, eles se apoderam”, colocou Gilvanda. Ainda sobre o tal bode flagrado no bagageiro do Veraneio a secretaria disse ainda: “Sei que esse caso foge do nosso controle, mesmo orientado e explicando as coisas, mas tem gente que em determinados momentos acaba perdendo a noção das coisas, mas estamos firmes na luta para resolver o que for necessário em torno da melhor educação para Quixabeira”, disse Gilvanda.
A respeito da cobrança feita por professores sobre o ônibus considerado inadequado para o transporte de profissionais que trabalham no Povoado de Baixa Grande, a secretaria explicou: “Nós estamos enfrentando um grave problema no tocante aos ônibus que prestam serviços ao município de Quixabeira, quanto ao comportamento de determinados alunos, que lamentavelmente acabam danificando os nossos ônibus e no caso desse ônibus que gerou a reclamação, o transporte tinha passado por concertos e foi colocado para transportar os professores. Ainda sobre o problema que tem nos inquietado bastante em relação ao mal comportamento de alunos, nós estamos trabalhando para combater os prejuízos que vem sendo registrados com o uso de câmeras”, explicou Gilvanda.
Outro assunto que envolve ainda a educação do município também foi tratado na conversa com a secretaria. Trata-se do transporte da merenda escolar conforme fotos tiradas no interior de um ônibus, quando na verdade deveria fazer uso de um transporte apropriado para tal fim; (Informações que a merenda seria utilizada por alunos de Baixa Grande), a secretaria explicou que essa situação já foi resolvida e que de fato o município dispõe de um transporte adequado para a condução da merenda escolar, explicou Gilvanda.
Quem também conversou com o REPORTERBAHIA sobre o bode e a merenda sendo transportada em um ônibus, foi a vereadora Glassigleide. “Aqui tem um carro apropriado para esse serviço que a administração passada comprou e plotou para tal serviço, mas tiraram a plotagem e o que aparenta que esse veículo é utilizado para diversos serviços, além do transporte de alimentos”, colocou a vereadora informando ainda que vai averiguar de perto a situação em questão.
Sobre o bode flagrado nesta quinta-feira, 25, no bagageiro do Veraneio, ao lado de uma unidade de ensino, a edil disse que ficou sabendo do fato no período da tarde e que vereadores irão tomar as decisões cabíveis em torno do acontecido.
Como parte final da reportagem, o REPORTERBAHIA traz matéria explicando que: Veículos só podem ser usados para transportar estudantes. A matéria é de 2013; estamos em 2019 e parece que as recomendações do MEC – Ministério da Educação, com participações de setores da referida pasta quanto ao uso adequado do Transporte Escolar ainda passam longe de gestões Brasil a fora. Confira a matéria clicando no link e tirando todas as dúvidas em torno do assunto:
Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA – Fotos: redes sociais, com envio de leitores ao REPORTERABHIA, a notícia com responsabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário