26/06/2019

Deputado concorda com implantação de Hospital Regional mediante assunto trabalhado pelo Jornal Transamérica com Arnaldo Silva


A transferência de uma pessoa de Capim Grosso, para Santo Antônio de Jesus, na sexta-feira, 21 de Junho, onde o mesmo foi submetido a uma cirurgia de apendicite, foi a gota d’água para gerar um importante debate entorno da necessidade de ser implantado um Hospital Regional, com o objetivo de ampliar e fortalecer a política da saúde, como macro.

Se Juazeiro, Irecê, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, dentre outras praças da Bahia, já registram avanços na saúde, em decorrência da ampliação de suas demandas hospitalares, Capim Grosso, dentre outras cidades da região, também poderão sonhar com o que seria uma das maiores conquistas, no tocante aos cuidados reais de uma população, que em muitos momentos precisa se deslocar para Feira de Santana, Salvador, na maioria das vezes para realizar uma consulta, um exame, um procedimento cirúrgico.
Para o deputado Robinson Almeida, PT, que falou com o público do JORNAL TRANSAMÉRICA COM ARNALDO SILVA, desta terça-feira, 25 de Junho, a proposta com base na matéria do paciente transferido para Santo Antônio de Jesus, é a mais viável como forma de consolidar um processo composto pela UPA 24h, SAMU 192, agora Policlínica, faltando de fato um Hospital Regional. “Vou buscar mais detalhes com o governo a respeito de implantar hospitais regionais, para enfim podermos debater com mais propriedade sobre o assunto”, disse o deputado.
Capim Grosso, em anos passados registrou o funcionamento do antigo Hospital Nossa Senhora da Saúde, em alta na região, fazendo esse papel de unidade regional, com consultas, internamentos, bem como procedimentos cirúrgicos; o hospital fechou as portas, para meses depois voltar a funcionar com atendimento voltado especificamente para gestantes.
Em Mairi, o Hospital Luís Eduardo Magalhães, que também viveu sua fase de unidade regional, hoje é possível registrar a diminuição da demanda, deixando a entender claramente que a política da saúde regional em vez de avançar, fez foi encolher? Em Jacobina, o Hospital Regional, dono de uma insfrurstura de poucos, equipamentos, profissionais, mas derrotado pela força da política, está sem o seu devido funcionamento desde 2013; só agora que a gestão passou a desenvolver a proposta para assumir o Hospital. Para Kátia Alves, diretora do Núcleo Regional da Saúde, com sede em Jacobina, é preciso ainda definir que papel será desempenhado pelo Regional e Antônio Teixeira Sobrinho, para não registrar em novos prejuízos para a saúde regional.
O deputado falou também sobre o São João de Capim Grosso. “Gostei muito; uma festa bem organizada, de gastos moderados e que certamente além de somar no lado cultural da cidade, também soma economicamente”, disse Robinson Almeida, que ainda teceu comentários sobre a situação de Sérgio Moro, por conta das mensagens que estão sendo publicadas na mídia, envolvendo o Ministro da Justiça e procuradores. “Na minha opinião, ele deveria se afastar de governo; como ele vai permanecer no cargo, se a polícia federal está desenvolvendo investigações em torno do cargo?”, colocou o deputado, que falou ainda sobre os pedidos de liberdade de Lula, trabalhados pela defesa, no STF – Supremo Tribunal Federal – que resultou na permanecia do ex-presidente na cadeia. “Os julgamentos de Lula sempre são assim apertados, mas vai chegar a hora do Brasil comemorar a sua liberdade, afinal de contas não tem nenhuma prova contra o ex-presidente, principalmente agora com os vazamentos das conversas que envolve o ex-juiz Sergio Moro”, disse Robinson.

Texto: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA - Foto: Facebook de Robinson Almeida, edição: Arnaldo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário