30/01/2019

Embasa deve abrir concurso com 879 vagas em 2019

Boa notícia para quem está esperando por novos editais no estado da Bahia: há um concurso da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia) previsto para 2019. A seleção já conta com dotação orçamentária para preenchimento de 879 vagas, prevista pela lei n° 14.036, sancionada pelo governador Rui Costa em 20 de dezembro do ano passado.

O próximo para a abertura do concurso é a autorização, também por parte do governo. Uma vez autorizado, o órgão formará uma comissão para ficar responsável pelo processo seletivo. Este grupo terá a incumbência de realizar o levantamento de postos em aberto e cuidar dos trâmites para contratação da organizadora do concurso, última etapa antes da publicação do edital.
Os cargos que farão parte do concurso só serão anunciados no edital. De qualquer forma, como a última seleção da Embasa foi realizada em 2017 e só teve validade de seis meses, é possível que o novo concurso seja para as mesmas carreiras. Na ocasião, foram abertos 600 postos para agente operacional, operador de processos de água e de esgoto, agente administrativo, assistente de laboratório, técnico operacional – edificações, técnico em eletromecânica, analista de tecnologia da informação – desenvolvimento, contador/analista de gestão – ciências contábeis e engenheiro, nas áreas civil, produção civil, sanitária, sanitária ambiental e elétrica, cargos de níveis médio, técnico e superior.
Organizado pelo IBFC, o processo seletivo contou com uma prova objetiva composta por questões de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, noções de legislação, noções de administração pública, noções gerais da igualdade racial e de gênero, conhecimentos específicos e redação.
Sobre a Embasa
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica de direito privado, tendo como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia. Foi criada em 11 de maio de 1971 pela lei estadual 2.929 e incorporou, em 1975, como subsidiárias, as companhias até então responsáveis pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Salvador e do interior do Estado, as extintas Comae e Coseb. Os órgãos de deliberação superior da Embasa, definidos em seu estatuto social são: a Assembleia Geral dos Acionistas, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva. Suas contas são fiscalizadas pelo Conselho Fiscal, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, a Auditoria Geral do Estado e por auditoria externa independente. A administração desta empresa de grande porte segue o princípio da descentralização geográfica. A presença da Embasa, nos municípios onde atua, acontece por meio de treze unidades regionais (URs), no interior, e seis URs, na região metropolitana de Salvador e de seus respectivos escritórios locais (ELs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário