30/08/2018

Major fala sobre PROERD e orienta população sobre a necessidade de prestar queixa

Em entrevista ao Jornal Transamérica 2ª edição dessa quarta-feira, 29 de agosto, o Major Medeiros, comandante a 91ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar – com sede em Capim Grosso, com extensão para mais sete municípios da região:
Gavião, Quixabeira, São José do Jacuípe, Mairi, Várzea da Roça, Serrolândia e Várzea do Poço, falou sobre o trabalho que a polícia vem realizando, com a participação da RONDESP/Norte, Polícia Civil, Judiciário e Ministério Público. Todos engajados para combater em especial o tráfico de drogas na cidade.
“Esse trabalho vem se fortalecendo a cada dia e precisa contar cada vez mais com a participação da sociedade”, disse o Major.
Sobre furtos e roubos na zona rural de Capim Grosso, o major respondeu que é preciso registrar queixa para que a Polícia Militar, que vem realizando desde março, a ronda rural, em todo o território de cobertura da 91ª CIPM, possa pontuar essas localidades de maior incidência e venha intensificar o trabalho. “É preciso que a queixa seja prestada para a Polícia Civil, nos enviar essa informação. Sem a queixa fica difícil ter acesso ao crime”, disse o major, citando ainda que vem sendo realizado um trabalho mais forte na região de Pedras Altas, distrito de Capim Grosso, Itatiaia, distrito de São José do Jacuípe, com trabalho mais forte também devido a roubo de celulares, no Bairro Novo Oeste, em Capim Grosso, extensivo a muitos outros pontos da cidade e da região.
Sobre a ação realizada na noite de terça-feira, 28, no Bairro Oliveira, o Major disse que não tem como entrar em detalhes sobre o que está sendo investigado para não atrapalhar o trabalho das policiais civil e militar, mas que o alvo era prender Pablo, que tem um mandado de prisão em aberto. Na ação, o Major informou que duas pessoas foram conduzidas para a delegacia de polícia, com informação da Polícia Civil que seriam deslocados para Jacobina, 16ª COOPRIN. Por conta da ação, moradores ficaram assustados e em busca de informações. “Espero contar com a compreensão da população, mas não podemos informações sobre essa e outras ações, se não iremos comprometer o trabalho que está sendo realizado”.
Outro assunto trabalhado na entrevista girou em torno do PROERD, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como missão e visão:
- Missão: ensinar os estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
-Visão: construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.
O programa já foi concluído em Serrolândia, com a formação de 334 estudantes, com realizações em Capim Grosso, Mairi, São José do Jacuípe e Várzea do Poço. As demais cidades serão trabalhadas no próximo semestre, informou Major avaliando de forma positiva o trabalho que tem a frente policiais militares capacitados para falar sobre drogas, assim como outras orientações que levam esses estudantes a entender melhor a vida e seus objetivos.
A entrevista foi marcada ainda pela participação de ouvintes, que cobraram da Policia Militar, uma atenção a mais em relação a jovens e adolescentes, que fazem manobras arriscadas em plena Avenida ACM, com a emissão ainda de barulho em forma de pipocos através da descarga. “É preciso que a população nos informem onde é, os horários”, colocou o Major, com o debate sobre segurança destacando também o ensino com características militares, o debate eleitoral sobre segurança no Brasil, com registro ainda da participação da PM Marta Nascimento, Jornalista e responsável pelo setor de comunicação da 91ª CIPM e a mensagem para a população de uma polícia cada vez mais presente no dia a dia da sociedade.

Texto e fotos: Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário