25/08/2018

Irrigação do Distrito de Ponto Novo será reativada


O Perímetro Irrigado do município de Ponto Novo será reativado por meio de um convênio firmado, na última sexta-feira, 24, entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Pró-Semiárido, e a Associação dos Reassentados de Ponto Novo.
A iniciativa, que soma investimentos de R$800 mil, visa a reoperacionalização dos 145 lotes irrigados de famílias reassentadas no Distrito, com ações de assessoramento técnico, gestão e capacitação para a implantação e manejo da cultura da mamona.

O convênio foi assinado pelo diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, que destacou a importância da ação para o município de Ponto Novo, pois é o primeiro passo para a reativação do Distrito de Irrigação: “O convênio irá propiciar as condições necessárias para que isso ocorra, do ponto de vista da reestruturação dos canais e, mais que tudo, culturas que poderão ser plantadas, de forma que o Distrito, as associações e as instituições envolvidas, possam criar um modelo sustentável de funcionamento do Distrito”.
Para o presidente da associação, Edson Lopes, sem esses recursos não seria possível o distrito avançar e se desenvolver: “Graças a esse convênio as famílias vão voltar a produzir”.
Com as ações, o distrito retomará o crescimento econômico e social, gerando renda e perspectivas de trabalho, diretamente para 145 agricultores, e indiretamente para outras famílias envolvidas nas atividades agropecuárias desenvolvidas no perímetro.
O prefeito de Ponto Novo, Tiago Venâncio, afirmou que o convênio é a celebração da vitória da população de Ponto Novo: “Com fé em Deus, o projeto vai voltar a trazer essa atividade dos agricultores familiares, que é tão importante, trazendo também geração de emprego e renda para o nosso município. Esse é um avanço e iremos avançar ainda mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário