O Dia Internacional da Mulher é um marco nas reivindicações e lutas femininas por igualdade. A data, 8 de março, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, relacionada a uma proposta feita, em 1910, pela líder feminista alemã Clara Zetkin, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas para lembrar operárias mortas durante um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857.
Foi realizada na tarde desta quinta-feira dia 8 de março de 2018, em Quixabeira, mais uma edição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com uma sessão especial. Integrantes de diversas entidades e organizações não governamentais (ONGs), ligadas aos movimentos sociais, participaram desse grande evento realizando nas dependências da câmara municipal de vereadores, e contou com o apoio da deputada estadual Neusa Cadore.
Durante toda celebração as organizadoras e convidados chamaram a atenção da população para a luta contínua pelos direitos das mulheres. O evento contou com a presença de varias pessoas, entre elas a Dep. Neusa Cadore (Deputada Estadual), Zé Neto (Dep. Estadual), Maria José (STTR), Cláudia Santana (AQPed), Hilda do Pintado(AMTQ), Eva de Jaboticaba(APPJ), Anália Magalhães (EFA), Nildes Pereira (Escola Estadual) além dos Vereadores Tota, Leto e Ramon, Ex-Prefeito Eliezer Costa, ex-vereadores Ril de Beto e Firme, Coordenador do Setaf de Jacobina, Aelson Almeida e o Advogado Dr. Fábio Reis.
"Nós mulheres ainda somos barradas nos espaços de política e de poder, somos atacadas pela violência doméstica, pela violência institucional, pela negação de direitos. Mas hoje é dia de comemorar, de dizer que temos coragem e esperança para fazer essa travessia que estamos vivendo", disse a deputada Neusa Cadore, vice-presidente da Comissão.
A Palestra, ministrada pelo Advogado Dr. Fabio Reis teve como objetivo informar e alertar a sociedade para os tipos de violência contra a mulher, assim como instruir sobre os seus direitos, elencando os diversos tipos de violência existentes, como também a legislação em vigor e os mecanismos para a realização de denuncia em casos de necessidade.
“Trata-se de uma questão que precisa ser enfrentada. Uma das formas de enfrentar esse cenário é tornando a questão conhecida e divulgada. A informação é uma das formas de se combater a violência” destaca Dr. Fabio Reis.
Com o tema "Agora é o momento: ativista rurais e urbanas transformam a vida das Mulheres", a 1ª audiência foi a realizanda pela da Associação das Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira(AMTQ), Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(STTR), dos Mandatos das Vereadoras Lucília Moura e Glassegleide Nunes e apoio da Deputada Neusa Cadore



















Nenhum comentário:
Postar um comentário